Sobre
Disseminar a cultura dos lúpulos, com responsabilidade ambiental, provendo produtos e serviços adaptados às necessidades de nossos clientes, contribuindo para o desenvolvimento do cultivo no mundo.
Nossa história
Pioneira no cultivo de lúpulo no Brasil, nosso foco é o tropicalismo da cultura até então cultivada em clima temperado. A Hops Brasil iniciou suas atividades no ano de 2015 na cidade de São Paulo capital através do sócio fundador, o americano Max Raffaele, já com vasta experiência no cultivo da planta nos EUA em nossa sede na Philadelphia. Em 2017, Ricardo Beolchi que até então era dentista e heveicultor, entrou como sócio de Max. Assim pudemos participar de todas as etapas da formação da cadeia lupuleira.
Muitos paradigmas foram quebrados desde aquele ano até chegarmos no nível de desenvolvimento que se encontra o Brasil hoje.
Entre os anos 2015 e 2018 (quando o MAPA legalizou a planta no país), trabalhamos incansavelmente na divulgação do lúpulo no país, através de palestras e workshops espalhados pelo Brasil, e principalmente na então sede Hops Brasil em Sampa, que se chamava na época Lupulândia.
Em 2018 quando o MAPA legalizou a cultura no país, nós entendemos a necessidade da introdução de cultivares para que nós produtores brasileiros pudéssemos testar em solo e condições tropicais quais plantas iriam bem aqui, já que não existia experiência parecida por aqui, e as poucas plantas que aqui existiam, não tinham qualidade e nem procedência.
Então montamos um laboratório em nossa sede nos EUA para receber as principais genéticas diretamente do Banco de Germoplasma dos EUA. E assim, introduzimos 27 variedades de lúpulo com origem genética comprovada para o mercado brasileiro.
Em 2017, Max conheceu o Dr. Ricardo Beolchi, dono de fazendas na cidade de São José de Rio Preto, interior do estado de São Paulo, e juntos decidiram plantar lúpulo nas duas fazendas, e foi então que a parceria de Nasceu o Hops Brasil e o HopSP.
Nesse mesmo ano em 2018, ainda em nossa sede em São Paulo, fizemos a primeira reunião para organizar e fundar o que é hoje a APROLÚPULO (Associação dos Produtores de Lúpulo). Hoje passado alguns anos, a Hops Brasil, já bem mais estruturada, trabalha em quatro segmentos que auxiliam o Brasil no desenvolvimento da cadeia lupuleira, são eles: -Viveiro de mudas (100% com origem genética, único no Brasil); -Plantação comercial (com produção de cerveja consagrada com nosso parceiro comercial TRIESTE); -Laboratório e Biofábrica de mudas in vitro (vendas para o Brasil e para exportação); -Melhoramento Genético (fizemos a importação dos EUA, de um macho “garanhão”, pai de várias cultivares consagradas).
Nosso programa de melhoramento genético já dura por mais de 6 anos, são mais de 10 mil cruzamentos para chegarmos hoje, com um trabalho aprovado pela FAPESP (Fundação de Apoia a Pesquisa do Estado de São Paulo) em andamento, com 5 cultivares híbridos adaptados ao clima tropical.
OUR TEAM
MAX V RAFFAELE
- Engenheiro Civil e Biólogo - Universidade da Florida.
- Inspetor Agrônomo - Colégio Mercer de Nova Jersey.
- Técnico de cultivo de lúpulo - Universidade Estadual de Minnesota.
- Criação e cultivo de lúpulo Técnico - Fazendas Gorst Valley
- Sócio / Fundador da Hops Brasil
- Fundador do maior grupo de lúpulo do mundo, “Hops Brasil” no Facebook com mais de 7 mil membros de mais de 20 países!
- Única pessoa no mundo que possui uma plantação de lúpulo no hemisfério sul e norte
- Cultivando lúpulo e fazendo cerveja artesanal desde 2010
RICARDO BEOLCHI
- Dentista - USP Ribeirão Preto.
- Pós-Graduação em Ortodontia - Cetao.
- MBA Gestão Empresarial - FGV.
- Técnico em Topografia.
- Produtor.
- Sócio da Hops Brasil.
- Proprietário da Fazenda HopsSP, em São José de Rio Preto e Guzolândia.
- Cultivador de lúpulo desde 2016.